quarta-feira, 12 de maio de 2010

17ª Receita: Bacalhoada Vegana

Amanhã é o grande dia. Ainda não se sabe quantas cabeças vão rolar... ou se todas irão rolar juntas. Meus patrões chegam, teremos que trabalhar igual a robôs: sem conversa, sem brincadeira, sem sair da seção, sem andar, não posso mais enrolar no lanche e nem no almoço... é inacreditável que vou realmente fazer 15 minutos de lanche na parte da manhã e 15 de tarde, não dá tempo nem de ir no banheiro. Enfim, dependendo como as coisas acontecerem estarei em breve buscando um novo emprego.

Bem, vamos falar sobre comida. Meu vício predileto (depois do meu amore, é claro). Hoje pensei em fazer croquete de lentilhas (a pedidos de @_Leandrito), depois resolvi fazer almondegas, daí mudei de idéia e parti para o bolinho de chuva, fui ao supermercado e mudei tudo isto e disse "Ah, vou fazer uma bacalhoada vegan". Lembro da primeira vez que fiz, faz muito, muito, muito tempo, mas lembro que o Pai da minha namorada - carnívoro, mega-mega carnívoro - adorou comer. Eu gosto desse prato, apesar de nunca ter sido fã de peixe, mas o gosto de alga fica bem levinho.
Então, vamos cozinhar.



Bacalhoada Vegana
500g de batatas cozidas (com casca e cortada em rodelas)
200g de cenoura (sem casca e cortada em rodelas)
1 cebola cortada em Rodelas
1 xícara de cogumelo shitake (usei o desidratado)
1/2 maço de Cebolinha
10 folhas de salsinha
4 dentes de alho picados
1 tomate cortado em rodelas ou picado (Sem casca e sem sementes)
3 colheres (sopa) de Wakame (Alga Marinha)
2 colheres (sopa) de shoyu
Sal a gosto
Azeite a gosto
Manjerona a gosto


Modo de Preparo
Hidrate a Alga e o Shitake separadamente com água quente. Utilize a água que foi usada na alga e no shitake para cozinhar as cenouras e as batatas (vc precisará acrescentar mais água para isto). Depois de cozidos, disponha-os em uma assadeira e acrescente cebolinha, tomate, salsinha, cebola e alga marinha e misture bem. Frite o shitake no azeite, depois doure o alho. Adicione-os na assadeira e misture denovo. Por último adicione azeite, shoyu, sal e manjerona. Misture tudo muito bem (com cuidado para não desmanchar as batatas). Asse em forno médio por 35 minutos, coberto com papel-alumínio. Sirva com o tipo de arroz que desejar.


Dica
Deixe tudo preparado antes. Corte as cebolas, pique a cebolinha... etc. Você ganha muito tempo fazendo isso e a receita anda bem mais rápido.  Na verdade demorei muito para começar a fazer isso, creio que todos já fazem (realmente não sei). Mas para os que esquecem - como eu -, fica o lembrete.




Para todos, Bon Appetit!!!





Postado ao som de Mamonas Assassinas

3 comentários:

  1. Amei seu blog. Me tornei vegana há pouco tempo e suas receitas vão me ajudar bastante. Se desejar conhecer meu blog, o endereço é www.medicinanatural.blogspot.com.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Thiago!
    A wakame é em tiras?
    Grata!!
    By the way, adorei seu blog!
    Continue! 365 dias de qqr ano, afinal, o tempo não para!! :)

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails