Ocorreu um erro neste gadget

segunda-feira, 3 de maio de 2010

5ª Receita: Crepe com chocolate e geleia de ameixa

Incrível, incrível, incrível!!!! EXTRA, EXTRA, EXTRA!!!

Consegui fazer crepes (panquecas, como quiserem chamar). Acho que desde quando me tornei vegan (e bota tempo nisto), eu tento, tento e tento fazer crepes, mas nunca consigo. Hoje, contra tudo quanto é contra-tempo, eu consegui fazer e gostei do resultado. A receite de hoje é crepe. Claro que vou fazer de novo e tentar outras formas, mas por enquanto esta é a minha receita e tirei ela do site www.joaoleitao.com. Fiquei com preguiça de checar, mas acho que ele é vegan, creio que ele seja português, e explica as coisas igual a mim (quando tento explicar para alguem como é que faz alguma coisa e claro unta as formas usando papel higiênico. eu nunca lembro de comprar papel toalha ou pelo menos guardanapos e ainda diz... vai no olho), vale a pena ver o video: http://bit.ly/bzM42s


Então, vamos a...

Receita de Panqueca
2 1/2 xicaras de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal
2 colheres (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (chá) vinagre
1 colher (sopa) de óleo


Modo de preparo
Em um pote, coloque a farinha de trigo, misture com o sal e acrescente o óleo. Coloque por cima o bicarbonato de sódio e depois o vinagre (em cima do bicarbonato). Deixar acontecer a fermentação (tipo aqueles vulcões que fazíamos na aula de ciência quando éramos pequenos... rs), bata com o batedor manual por uns 4 minutos. Se caso a massa ficar líquida demais adicione farinha, se for o contrário adicione água. A massa deve ficar consistente.

Colocando na frigideira
Bem, eu uso duas frigideiras para fazer (descobri isto hoje), uma maior que a outra e as duas anti-aderentes. Unte-as com óleo. Coloque a frigideira em fogo baixo e despeje um pouco da massa fazendo círculos na frigideira para cubrir todos os lados. Quando começar a formar bolhas (vc vai ver que a massa vai mudando de cor), tire do fogo e com a ajuda de uma espátula desgrude a massa (pelas bordas), depois vire-a na frigideira maior e leve ao fogo novamente (por pouquíssimo tempo). Está pronto! Daí é só ir untando as frigideiras e repetindo o processo.

Recheio
Usei geléia de ameixa no recheio e cobri com chocolate derretido.
Vou ver se no final de semana eu repito a massa, mas daí vou tentar fazer panquecas.


Espero que gostem e Bon Appetit!!!


A foto foi tirada por mim, pois minha namorada me tira de folga nos dias de semana... rs
 


Postado ao som de "Glória, Glória, Aleluia",
vindo diretamente da Igreja vizinha, e aconteceu de verdade.
Quase que o aleluia se encaixou com uma panqueca que consegui tirar perfeitamente redonda... rs.

3 comentários:

  1. hummm chocolate+ameixa é uma ótima combinação!!

    Adorei a idéia do blog, ainda mais pq são receitas que vc testa, faz suas próprias modificações e tira as próprias fotos, que alias estão muito boas!!

    Parabéns e sucesso!!!

    Laila Gama
    Vegchica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. deve ficar ótimo :) vou testar tb...
    e eu adoro vídeos de culinária, são sempre bem vindos ! valeu

    ResponderExcluir
  3. Oi Thiago! Eu fiz a mesma receita do João com quantidades diferentes da sua, e deu super-certo! A quantidade de farinha que usei é bem menor... se vc quiser, te passo a receita que transcrevi conforme as dicas do próprio João Leitão.
    Um abraço

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails