terça-feira, 31 de agosto de 2010

127ª Receita: Berinjela a Parmeggiana


Agora eu só volto a postar receitas com os produtos que compramos dos States no final de semana, não... eu não perdi a empolgação, mas é chato quando nem todo mundo tem acesso (e pelo jeito meu acesso vai acabar rápido, porque só falta eu colocar os produtos direto na mão e comer... sim, eu fiz isto ontem). A Juliana do I
m Only Cooking está nos Estados Unidos e em breve irá postar umas fotos de lojas, lanchonetes e outras coisas Veganas do tipo que um monte de gente morre de inveja (tipo, eu), então fiquem de olho ;)


Ingredientes

1 berinjela média
4 colheres (sopa) de molho de tomate
5 tomates secos picados
4 colheres (sopa) de maionese vegetal
4 colheres (sopa) de parmesão vegano (Parmazano)
Manjericão a gosto
Azeite a gosto

Modo de Preparo
Corte a berinjela em rodelas, polvilhe sal e deixe no escorredor por 30 minutos. Seque as berinjelas em um pano. Doure os dois lados das berinjelas em uma frigideira anti-aderente (não precisa colocar óleo), unte uma assadeira com azeite e faça camadas de berinjela, molho de tomate, tomate seco, berinjela, maionese, parmesão... enfim, siga o que mais lhe agradar, finalizando sempre com "queijo".


Dica
Queria muito ter colocado tomate em rodelas, abobrinha e pimentão, mas incrivelmente só tinha tomate seco em casa, então quem quiser colocar fica a dica.



Bonapetit!!!



Postado ao som de Gabriel o Pensador - Até Quando?

126ª Receita: Salada de Massa



Bem, tem uma salada de massa que tenho que postar a tempos, inclusive é ela que ilustra a foto do twitter. Como fizemos uma compra na America de Cima, nosso final de semana foi todo regado a queijo, o queijo foi o prato principal e o resto era acompanhante, não lembro de ficar tão empolgado com uma compra minha a anos. Ontem eu já estava percorrendo o site do Veganessentials de novo, já que a Andrea do Brazil Nut me deu umas dicas de compras.

Escrevi isto a um tempo, mas é um sentimento que ainda persiste e que vai permanecer por um longo tempo, como eu já disse em posts passados, fico triste de não ter tanto contato com as pessoas, meu tempo é levado pelo trabalho e pela cozinha e os posts são escritos com tanta pressa. Bem, vou colocar o texto aqui:
Sempre vejo pessoas reclamando que comida vegetariana é sem sabor, isto me da nos nervos. Bem, para começar a comida vegetariana não é sem sabor, ela só não contém aditivos, agentes de sabor, glutamato monossódico e aromas e mais aromas artificiais que confundem o paladar. É difícil agradar uma pessoa que vive de bife com fritas, hamburgueres de esquina, lanches de fast-food e comidas em caixinhas, a quantidade de aditivos jogados no alimento é absurda, tanto que seu valor nutritivo é quase zero, não creio que seja falta de sabor, mas sim ausência de paladar. Não sente o sabor de uma maçã, um suco, arroz integral, abobrinhas, morangos... desculpe, seu paladar é uma droga. Mesmo se não tivesse sabor - mas TEM! e este é um dos intuitos de fazer o blog, divulgar esta culinária tão vasta e maravilhosa -, seria vegetariano, afinal para mim o sabor não vale mais do que uma vida, não vale mais do que o sofrimento, é acreditar em algo, ser feliz em acreditar em algo. Esta é minha filosofia, esta é minha vida, minha felicidade diária. Sou ativista 24h por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano. Sou Vegan e me explodo de orgulho por ter tido (e estar tendo) a oportunidade de conhecer tanta gente, aprender tanto e de lutar com elas todos os dias, sendo caminhando em passeatas, mandando e-mails, trocando receitas ou rindo sem razão. Um abraço, mas daqueles abraços bem fortes e verdadeiros, a todos que lutam pela liberdade, respeito e um mundo melhor, sem violência, sem jaulas, sem escravidão, humana ou não.

Bah, vamos a comida.


Ingredientes
250g de macarrão (penne, parafuso...)
3 folhas de alface picadas com as mãos
3 tomates secos picados
4 azeitonas picadas
6 colheres (sopa) de parmesão vegano (Parmazano) ou tofu defumado cortado em lascas
1/2 xícara de cheiro-verde
Uva-Passa a gosto
Azeite a gosto
Sal a gosto


Modo de Preparo
Cozinhe o macarrão, escorra e passe na agua corrente para parar o cozimento. Misture todos os ingredientes em uma saladeira e pronto.



Bonapetit!!!



Postado ao som de New Radicals - Someday We'll Know

125ª Receita: Couve Real


Nosso prato principal foi uma couve-flor assada super supimpa, a farei novamente porque quero que fique mais bonita. Nunca tinha assado ela inteira, fiquei muito feliz com o resultado, vale a pena fazer e não tem problema não ter o queijo parmesão, já fiz uma mistura de creme de soja com tofu defumado que ficou divino. Quem quiser vir aqui em algum final de semana, nos avise com antecedência que estaremos aguardando ^^. Ah, por fim fomos ao cinema tomar uns bons sustos assistindo o filme "A Epidemia", posso dizer que o filme me surpreendeu, gostei das falas do filme, da agitação... e é claro, dos sustos.


Ingredientes
1 couve-flor média
3 batatas média
1 cenoura grande
1/2 cebola em rodelas
6 azeitonas verde picadas
1/2 xícara de cheiro-verde
100ml de creme de soja
8 colheres (sopa) de parmesão (usamos o Parma Zaan Sprinkles)
1/2 xícara de farofa pronta
Manjericão desidratado a gosto
Pimenta a gosto
Sal a gosto
Azeite a gosto


Modo de Preparo
Cozinhe a couve-flor inteira, as batatas e a cenoura. Unte uma assadeira com azeite e tempere as batatas, a cenoura, a cebola e a couve-flor com azeite, pimenta, sal e manjericão e disponha na assadeira. Misture o creme de soja com o parmesão, junte duas colheres de sopa de azeite e leve ao fogo por cerca de 1 minuto. Polvilhe a farofa pronta sobre os ingredientes na assadeira, cubra a couve com o creme com parmesão. Disponha o cheiro verde e as azeitonas em volta da couve-flor. Leve para assar por cerca de 25 minutos em forno médio.



Bonapetit!!!


Postado ao som de  The Evens - Dinner with the President

124ª Receita: Bruschetta


Bem, este final de semana recebemos duas visitas ilustres. O Fábio que fez uma matéria com a gente no Jornal do Interior e na Revista Blitz, e nosso amigo André que faz par com minha namorada na faculdade (par... de sala de aula, que fique claro... rs). Resolvi fazer uma entrada antes de servir os pratos principais, nada mais fácil e gostoso do que uma Bruschetta.


Ingredientes
2 pães de sal integrais
1 tomate grande
1 colheres (sopa) de cebolinha
3 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de cebola
2 fatias de tomate seco picado
Queijo parmesão Parmazano (para polvilhar)


Modo de Preparo
Retire a polpa do tomate e passe em uma peneira para retirar todo o caldo, pique os tomates em cubos e junte ao caldo. Aqueça o azeite em uma frigideira e junte a cebola até dourar, o tomate, a cebolinha e as fatias de tomate seco, mexa por alguns instantes, desligue o fogo e mantenha a panela fechada. Corte os pães em rodelas e frite-os no azeite, frite bem os dois lados. Depois é só cobrir os pães com o molho e polvilhar o parmesão.



Bonapetit!!!


Postado ao som de Chico Buarque - Amor Barato

domingo, 29 de agosto de 2010

122ª Receita: Panqueca com Parmesão ; 123ª Receita: Bolonhesa Vegetal




Resolvemos usar o queijo parmesão, estavamos com tanta pena de abrir, já que depois de aberto é um pequeno indicio de que ele acaba um dia, usamos ele em um macarrão e a-d-o-r-a-m-o-s, vegans internacionais passem bem e muito bem. Resolvi fazer uma panqueca, só posso dizer que foi uma das melhores compras que ja fiz na vida. Fiquem com a receita. Para quem não sabe, nos fizemos um post sobre uma compra no site veganessentials.com, do qual compramos queijos, chantilly e marshmallow. O queijo Parmazano é maravilhoso, maravilhoso, maravilhoso, tem um cheiro e um gosto muito bom, pena que só vem com 60g e agora eu vou postar uma receita com o tal Parmesão. =)



Ingredientes da Massa de Panqueca
1 e 1/2 xícara farinha de trigo
1 e 1/2 xícara de água
2 colheres (sopa) de óleo
1 colher (chá) de fermento em pó químico
1 colher (chá) de  sal
2 colheres (sopa) de Parmazano*
1 colher (chá) de cúrcuma

Modo de Preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Unte uma frigideira com azeite, leve ao fogo e adicione uma concha da massa de panqueca, faça movimentos circulares para espalhar a massa, vire-a com cuidado e doure os dois lados.



Ingredientes da Bolonhesa
2 xícaras de molho de tomate
1 xícara de água
3/4 xícara de soja (pts pequena)
4 colheres (sopa) de azeite
2 colheres  (sopa) de azeitona
2 colheres (sopa) de cebolinha
1 colher (sopa) de salsinha
1 colher (sopa) de alho-poró desidratado
6 colheres  (sopa) de Parmazano*
Pimenta a gosto
Sal a gosto


Modo de Preparo
Aqueça o azeite em uma frigideira, adicione o molho de tomate e deixe ferver. Adicione, a salsinha, a cebolinha, o alho-poró, a azeitona, o sal, a pimenta e a água, deixe ferver. Adicione a soja e cozinhe por cerca de cinco minutos, apague o fogo e deixe a panela tampada por mais 5 minutos.


Como montar as panquecas
Forre uma assadeira com molho de tomate, recheie as panquecas, cubra-as com com o próprio molho a bolonhesa e leve ao forno médio por cerca de 15 minutos.


Bonapetit!!!


Postado ao som de Khaled - El Arbi


Compras Vegans da América de Cima


Depois de longos meses babando pelos produtos vegans que rodeiam o mundo, (o brasil ta fora desta roda, mas ainda assim tem muita coisa legal aqui), vagamos por sites obscuros, vimos milhões de blogs e respostas de yahoo, perfis de orkut... enfim, andamos bastante. Achamos o site do Vegan Essentials:  se acha de quase tudo por la, "queijos", " carnes", roupas e um mundo de coisas vegans. Fizemos um cadastro (alias, tem como visualizar em português e ver os preços em português também), montamos um carrinho e deu cerca de uns R$250 reais, e com o frete sairia a uns R$500. Então tivemos que enxugar nossa lista, rs... no final de tudo, de muitos e-mails enviados para perguntar sobre o frete, escolhemos 5 produtos, já que nunca tínhamos comprado pelo site e não sabíamos como os produtos viriam, se é que viriam. Parmazano (Parmesão Vegan), Soyatoo Topping Cream (Chantilly Vegan), Parma Zaan (outro tipo de parmesão), Mini Marshmallows e o Ener-G Egg Replacer (substituto de ovos que infelizmente estava em falta, então não deu), com isso gastamos R$80 á com o frete, ficamos receosos de gastar este valor, mas pensamos bem e vimos que já gastamos mais do que isto em coisas que nem valiam a pena. Enfim, vai rolar algumas receitas com eles, é claro. Bem, espero que isto ajude em alguma coisa, para falar a verdade ficamos extremamente felizes quando chegaram os produtos, achamos o marshmalow muito pequenino, mas os queijos e o chantilly muito bem apresentáveis. Conforme formos usando os produtos, vamos dizendo o que achamos deles.
Vejam as fotos a seguir.
Enfim, é isto. Abraços para vocês.




Os 4 produtos ^^


O chantilly branco vegan ^^


Os "queijos".

Os mini marshmallows.



obs.: detalhe dos "vegan" e "vegetarian" que tem escrito nos produtos. Lindíssimo =)

sábado, 28 de agosto de 2010

121ª Receita: Salada de Maionese


Pronto, ja fiz um tipo de vinagrete, de farofa, de pão de alho e agora de maionese... sim, isto tudo "naturalmente" leva a alguma coisa, então prometo que vou fazer uma receita de churrasco vegan... rs. Eu não deveria falar agora, mas no próximo post vai ter algo superhipermegaultracool! Fizemos umas comprinhas veganas bem legais, essas comprinhas chegaram - que bom, pq não sabíamos de ninguém que já tinha comprado la -, então se preparem, a surpresa é muito agradável ao estomago, mas não muito aos bolsos - mas, uma vez na vida vale a pena, rs. Bem, fiquem com a receita.


Ingredientes

1 batata grande descascada e cortada em cubos
1 cenoura média cortada em cubos
1/4 xícara de milho
1/4 xícara de ervilha
1 colher (sopa) de cebolinha
3  azeitonas pretas picadas
2 vagens cortadas em cubinhos
1 colher (sopa) de salsinha picada
8 colheres de maionese vegetal
Pimenta-do-reino a gosto
Sal a gosto


Modo de Preparo
Cozinhe os legumes. Junte a maionese, a salsinha, a cebolinha e a azeitona. Tempere com sal e pimenta. Leve à geladeira e deixe descansar por 1 hora. E pronto =)

Obs: Eu dificilmente espero tanto tempo para comer, é muito tempo... rs.


Bonapetit!!!

Postado ao som de Suicidal Tendencies - Give It Revolution

120ª Receita: Creme de Alho-Poró


Hoje nem ta frio, mas eu já tinha comprado os ingredientes para fazer um creme, decidi não desistir da idéia e aproveitar o alho-poró que já estava quase criando raízes novamente. Lembra daquela música do Zeca Pagodinho "Você sabe o que é caviar... nunca vi nem ouvi..." enfim. Então... é incrível como as pessoas são limitadas em questões culinárias, as pessoas que frequentam a casa da minha avó me perguntam a cada segundo, o que é isto, para que que serve, o Thiago é estranho, enfim, estes são os comentários. Se assustaram com o alho-poró, estranharam o shoyu e acharam o nome "curry" engraçado, mas os 3 visitantes comeram, repetiram e pediram a receita, que claro eu passei gentilmente. Bem, espero que gostem da receita.


Ingredientes
1 alho-poró grande picado
2 dentes de alho picado
1 cebola média picada
1/2 xícara de azeite
500g de batatas
4 xícaras de água
200ml de creme de soja
Sal a gosto
Pimenta a gosto
Shoyu a gosto


Modo de Preparo
Em uma frigideira, refogue a cebola e o alho (não é o poró, :P) no azeite. Junte o alho-poró e as batatas e refogue por cerca de 3 minutos. Acrescente a pimenta, o shoyu e o sal. Adicione a água e deixe ferver por cerca de 20 minutos. Retire do fogo e bata no liquidificador. Adicione o creme de soja e bata novamente. Prontinho =)



Bonapetit!!!

Postado ao som de Bad Religion - 21st Century (Digital Boy)

119ª Receita: Rolinho Primavera


"Mas as pessoas da sala de jantar, são preocupadas em nascer e morrer..." do nada eu me peguei ouvindo esta música -
Panis Et Circenses, de Caetano Veloso - repetidamente, não foi nada premeditado, foi algum acontecimento aleatório em que os dedos tocam o botão repeat quando na verdade queriam só ter dado o pause. Bem, meu trabalho era muito chato, eu tinha que ouvir muita gente, muita gente me perguntava coisas e toda hora estava andando de um lado para o outro em um espaço de 50m², era muito e muito cansativo... mas isto foi em uma época tão tão distante. Agora eu posso ler (na verdade não posso, mas leio escondido... me sinto na ditadura), ouvir música (isto eu posso mesmo)  e ter tempo livre para pensar na próxima receita, até tive tempo de me programar ontem para fazer a massa do rolinho... rs. Bem, vamos a receita.


Ingredientes da Massa
4 1/2 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de água
1/2 colher (chá) de sal

Ingredientes do Recheio
500g de repolho picado
300g de cenoura ralada
Molho de pimenta a gosto
Shoyu a gosto (opcional)
Sal a gosto

Modo de Preparo da Massa
Misture todos os ingredientes até virar uma massa homogenea e pegajosa. Cubra com um pano e deixe por 24h na geladeira. Pegue um pedaço da massa, polvilhe farinha, passe o rolo e use as mãos para use as mãos para esticá-las. Unte uma frigideira anti-aderente com óleo, espalhe a massa pela frigideira e doure os dois lados da massa, reserve.


Modo de Preparo da Recheio
Misture todos os ingredientes do recheio e refogue no azeite até amolecer. Recheie a massa e frite em óleo quente.

Dica
Eu sempre guardo um tanto de massa crua, assim eu fecho os rolinhos com ela, como se fosse uma cola e eu acho melhor do que passar água. Caso não queira esperar este tempo todo por conta de uma massa, compre massas de pastel, enrole e frite-as =)


Bonapetit!!!


Postado ao som de Caetano Veloso - Panis Et Circenses

118ª Receita: Molho Agridoce Rápido


A próxima receita é de Rolinho Primavera. Esqueci que ele é quase obrigatoriamente combinado com molho agridoce, então tive que fazer um molho com o que tinha disponível em casa. Eis o resultado =)

Ingredientes
3 colheres (sopa) de catchup
2 colheres (sopa) de açúcar
1/2 colher (chá) de sal
2 colheres (chá) de amido de milho
2 gotas de corante vermelho (opcional)

Modo de Preparo
Leve todos os ingredientes ao fogo até engrossar e reserve.


Bonapetit!!!


Postado ao som de John Lennon - Working Class Hero

domingo, 22 de agosto de 2010

117ª Receita: Bolo de Iogurte


Nem acredito, ontem eu achei um iogurte da Naturis no supermercado com sabor de maça e banana e logo me veio o pensamento de fazer um bolo com ele. Bem, fiz a receita e adorei o resultado. Eu nunca acerto bolos quando tenho uma receita, dou mais certo quando faço o bolo por eu mesmo d
e sem bateeira, não me dou bem com elas também, tenho que sentir a massa com o batedor de mão, aí sim consigo acertar. Ia colocar pedaços de maça e banana na massa... mas esqueci, então quem quiser colocar, fica a dica.  Ah, estamos participando do 2° Prêmio BlogBooks, não temos certeza se estamos dentro do prazo, mas quem quiser votar: http://ow.ly/2t4WH



Agora, vamos a receita.

Ingredientes
3 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de açúcar
2 colheres (sopa) de fermento químico
200g de iogurte de soja sabor maça e banana
1/2 xícara de óleo de soja
1 1/2 xícara de leite de soja


Modo de Preparo
Peneire a farinha, o açúcar e o fermento, misture bem com o auxílio de um batedor de mão. Adicione o iogurte e misture bem. Adicione o óleo e misture. Por último adicione o leite de soja, bata por cerca de 5 minutos e leve para assar em forno médio pré-aquecido, por cerca de 40 minutos.



Bonapetit!!!


Postado ao som de The Distillers - City of Angels

116ª Receita: Doce de Abóbora com Coco


Estamos participando do 2º Prêmio Blogbooks. O concurso que transforma os melhores blogs do Brasil em livro. Quem quiser ver o blog Projeto Vegan transformado em um livro de culinária vegan, fique a vontade para votar e divulgar, e ficarei super agradecido =): http://ow.ly/2t4WH


Bem, esta receita era para ter sido feita em junho ou julho já que se enquadra em festa junina, mas eu sou muito ruim para lembrar das coisas, recentemente perdi o celular da minha namorada, sempre perco minhas chaves, e se eu sair da cozinha e sentar na mesa do computador, ouvir música ou qualquer outra coisa, me distraio facilmente e caso algum dano a comida, a panela e ao odor da casa. Espero que gostem da receita, até. ^^

Ingredientes
1kg de abóbora
3 1/2 xícara de açúcar
100g de coco
1l de água
Cravo em pó a gosto
Canela a gosto


Modo de Preparo
Cozinhe a abóbora em aproximadamente 1l de água. Coloque o açúcar e deixe secar. Adicione o coco e, por último, a canela e o cravo.



Bonapetit!!!



Postado ao som de Green Day - Another State of Mind

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

115ª Receita: Pãozinho de Alho


Ingredientes
4 pães de sal
8 colheres (sopa) de maionese vegetal
2 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de cebolinha picada
3 dentes de alho amassados
Orégano a gosto
Sal a gosto


Modo de Preparo
Junte a maionese, o azeite, a cebolinha, o alho, o orégano e o sal, misture bem e pincele e recheie os pães de sal, leve para assar por cerca de 15 minutos.

Bonapetit!!!


Postado ao som de Rancid - Red Hot Moon

114ª Receita: Vinagrete


Ingredientes
1 cebola pequena
2 tomates grandes
8 azeitonas verdes
1/2 pimentão médio
1/2 maço de cebolinha
1/2 xícara de vinagre
6 colheres (sopa) de azeite
Pimenta a gosto
Sal a gosto


Modo de Preparo
Pique os tomates - sem as sementes -, a cebola, o pimentão e a cebolinha, misture todos os ingredientes e prontinho =)


Bonapetit!!!



Postado ao som de Strung Out - Season of the Witch

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

113ª Receita: Palmito Assado com Melado e Mostarda


Nossa como sou desatualizado... vai rolar The Mars Volta e Rage Against The Machine (que eu não sabia que tinha voltado) no mesmo dia no SWU... que vontade de assistir a este show, mas pagar 190 reais, passagem, alimentação, está completamente fora do meu orçamento. Sempre reclamo destes preços, é complicado, deveria ter ingresso família, rs. Hoje vou postar outra receita com palmito, afinal tem um pote aqui e ele não tem muito tempo de vida, então vamos a ela.



Ingredientes
3 Palmitos
1 colher (sopa) de melado de cana
1 colher (sopa) de molho de mostarda
2 tomates secos

Modo de Preparo
Corte os palmitos ao meio no sentido do comprimento, unte uma assadeira com azeite e leve-os para assar por cerca de 15 minutos, na metade do tempo vire-os para dourar por igual. Misture o melado e a mostarda, pique o tomate seco e sirva com o palmito assado.



Bonapetit!!!


Postado ao som de Rage Against The Machine - Killing the Name

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

112ª Receita: Refogado Universal


Por que deste nome? Hum... ele serve para ir no macarrão, ou junto com arroz e feijão... além de ser ótimo para um lanchinho rápido ou para quem não está com tempo de almoçar, é só jogar no pão e ir correndo para pegar o ônibus ou enfrentar aquele maravilhoso metro lotado, afinal, adianta se stressar por tudo isso? Amanhã vai ser assim, depois de amanhã também... e, de verdade, não se desgaste pq se não você fica sem energia para gastar onde realmente vale a pena, seja com seus filhos, pais, namoradas (os), ou se divertindo em algum bar... a vida é muito mais legal quando sabemos dosar nossa paciência, eu queria um pouquinho mais de tempo na internet para conversar, depois do projeto eu vou poder dar mais atenção as pessoas que estou conhecendo pelo caminho, é claro, vocês sabem devidamente quem são... rs. Bem, um abração para todos que acompanham aqui e que vivem o seu jeito vegetariano de ser =P. Ah, para com isso, mostra logo a comida.

 


Ingredientes

1/2 xícara de soja (pts pequena)
1 batata média
1 palmito picado
1/2 cebola média
1 tomate picado (sem sementes)
3 colheres (chá) de shoyu
1/4 de limão
2 dentes de alho amassados
1/2 colher (chá) de curry
Sal a gosto


Modo de Preparo
Hidrate a soja em água quente, exprema e reserve. Corte a batata em cubos e leve para cozinhar, enquanto isto tempere a soja com o shoyu, o limão, alho e sal, exprema e reserve. Corte a cebola e doure no azeite, adicione a soja, tomate picado e o shoyu, cozinhe até o tomate ficar mole, adicione as batatas, o curry e o palmito, cozinhe por mais alguns instantes, adicione sal e desligue o fogo.


Bonapetit!!!



Postado ao som de The Smiths - How Soon Is Now?

111ª Receita: Pastinha de Berinjela



Ingredientes
2 berinjelas médias
2 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de suco de limão
1 colher (chá) de sal


Modo de Preparo
Asse as berinjelas no forno, retire a casca e bata no liquificador com os outros ingredientes.

110ª Receita: Moqueca de Palmito



Primeiramente faça o molho da receita anterior =)

Ingredientes
12 rodelas de palmito grossas
1 cebola média picada em rodelas
4 colheres (sopa) de azeite
Sal a gosto
Pimenta a gosto


Modo de Preparo
Ferva os palmitos por 5 minutos em água e um pouco de sal.
Aqueça o azeite em uma frigideira e adicione as cebolas, mexa por alguns instantes e adicione o palmito, frite até dourar a cebola. Adicione ao molho e pronto.



Bonapetit!!!


Postado ao som de Blind Melon - No Rain

109ª Receita: Molho de Dendê


Minha irmã ganhou um daqueles vidros enormes de palmito, resolvi roubar algumas rodelas...tipo umas 6, que viraram 12. Ia fazer um conchiglione recheado, já tinha até feito o molho, dai vi os palmitos e resolvi fazer uma moqueca. Bem vamos a receita do molho, resolvi dividir as receitas pq o molho pode ser usado em muitas receitas e para moqueca adicionei outro ingrediente. Gosto deste molho como recheio de macarrão, em lasanhas e agora eu gosto muito dele na moqueca de palmito. Farei outras receitas usando este molho como base.


Ingredientes
1 xícara de Azeite
1 1/2 xícara de molho de tomate
3 colheres (sopa) de azeite de dendê
6 colheres (sopa) de leite de coco
2 colheres (chá) de coentro moído (grão moído na hora)
5 colheres (sopa) de creme de soja
5 dentes de alho amassados
Sal a gosto
Pimenta a gosto


Modo de Preparo
Misture todos os ingredientes e leve ao fogo até ferver, mexa por mais alguns instantes e prontinho =)


Dica
A próxima receita é de Moqueca de Palmito, para a moqueca eu adicione 1/2 xícara de água de algas marinhas, é só hidratar a alga em água quente e utilizar a água, adicione ao molho e ferva por alguns instantes.

Bonapetit!!!



Postado ao som de Lady Marmalade - Christina Aguilera, Pink, Mya, Lil'Kim e Patti Labelle

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

108ª Receita: Espagueti ao Alho e Óleo



Fazia um tempo que não comia um espagueti ao alho e óleo, olha que este era um dos principais pratos que comia quando me tornei vegetariano, juntamente com inúmeras receitas a base de batata... rs. Afinal, eu ainda não conheço um vegan que não tenha passado um período a base de batatas. Neste espagueti você pode adicionar salsinha picada, pimenta, cebolinha... só não fiz isto porque não tinha nenhum destes ingredientes para colocar. Vamos a receita mais fácil do blog =P


Ingredientes
400g de espagueti
5 dentes de alho picados em laminas
60ml de Azeite


Modo de Preparo
Leve o espagueti para cozinhar com bastante sal, enquanto isto doure o alho no azeite e reserve. Assim que o espagueti ficar pronto, escorra e despeje em uma panela anti-aderente em fogo alto, adicione o alho com azeite e desligue o fogo.


É isso e Bonapetit!!

domingo, 15 de agosto de 2010

107ª Receita: Sanduiche de Focaccia


Preparei focaccia estes dias, hoje minha namorada esta em casa e queria que ela experimentasse a massa, já que iria fazer a receita de novo, resolvi rechear assim eu posto uma receita nova no blog. No recheio fiz um molho com salsicha vegetal e uma pastinha. Não tinha tomates, molho de tomate, nem extrato de tomate, mas tinha catchup e usei ele nas salsichas =)
Com vocês o sanduíche de Focaccia.


Ingredientes da Massa
250ml de água
12g de fermento biológico fresco
50g de tomate seco picado
4 xícaras de farinha de trigo
8 colheres (sopa) de azeite
1 1/2 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de orégano

Modo de Preparo
Dissolva o fermento na água, junte a farinha, o azeite e a água com fermento, sove até obter uma massa homogênea. Cubra com um pano umedecido e deixe descansando por 2 horas. Adicione o orégano, o tomate seco e o sal. Abra a massa com as mãos e coloque-a em uma assadeira com azeite, espere por mais 30 minutos. Faça buracos na massa com os dedos e adicione o tomate seco, pincele a massa com o restante do azeite e leve para assar em forno médio por cerca de 35 minutos.


Ingredientes do Recheio
200g de tofu drenado
50g de tomate seco picado
1/2 xícara de glutadela ralada
1 colher (sopa) de alho-poró picado
1 colher (chá) de orégano
1 colher (chá) de molho de mostarda
4 colheres de óleo
Sal a gosto


Modo de Preparo
Misture todos os ingredientes em um pote e misture com um garfo. Corte a focaccia como se fosse uma pizza, corte ao meio e recheie.



Ingredientes do Recheio
3 Salsichas Vegetais
5 colheres (sopa) de catchup
2 colheres (sopa) de água

Modo de Preparo
Frite as salsichas no azeite até dourar, adicione o catchup e a água, desligue o fogo e recheie a focaccia.



Bonapetit!!!


Postado ao som de The Subways - In Love

106ª Receita: Abobrinha Acebolada


Comi abobrinhas em um restaurante e me deu muita vontade de comer em casa, achei uma na geladeira e juntei com outros ingredientes que tinham por aqui. Este final de semana só preciso comprar azeite no supermercado =). Bem... vamos as abobrinhas.

Ingredientes
1 abobrinha média
4 rodelas de cebola
1 dente de alho amassado
1 colher (sopa) de shoyu
1 colher (chá) de molho de mostarda
2 xícara de água
Pimenta a gosto
Sal a gosto

Modo de Preparo
Refogue a cebola, a abobrinha e o alho no azeite até dourar. Acrescente o shoyu, a mostarda e a pimenta. Adicione a água e o sal e deixe ferver até quase secar.


Bonapetit!!!


Postado ao som de Nelson do Cavaquinho - Tatuagem

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

105ª Receita: Tofu Simples


Complementando a receita anterior, uma receita bem facinha com tofu =)

Ingredientes
2 fatias de tofu com cerca de 1cm cada
1 colher (sopa) de shoyu
2 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de alho-poró picado
Pimenta moída na hora a gosto
Sal a gosto


Modo de Preparo
Aqueça o azeite em uma frigideira e frite o tofu, até dourar. Adicione o alho-poró, o shoyu, a pimenta e o sal. Mexa por cerca de 1 minuto e desligue o fogo.



Bonapetit!!!



Postado ao som de Muttonheads e Mathieu_Bouthier - Make your own kind of music

104ª Receita: Cenoura caramelizada


Hoje é sexta-feira =)
Amanhã é sábado =)
Depois é domingo =)
E depois... depois... é segunda =/
O que vocês vão fazer neste final de semana?
Eu vou assistir uma peça com minha namorada e depois vamos vadiar pela cidade. É raro a gente sair, somos bem caseiros pq nada para gente é melhor do que ficar juntos, tudo parece chato, acabamos sempre com a síndrome de "perda de tempo", na maioria das vezes é. Então, concordamos que das vezes que formos sair, vamos nos obrigar a se divertir... rs. Bem, vamos a receita de hoje.

Ingredientes
2 cenouras grandes
3 estrelas de anis
4 colheres (sopa) de melado
1 colher (sopa) de creme vegetal
1 1/2 xícara de água

Modo de Preparo
Descasque a cenoura, pique no sentido do comprimento e reserve. Leve ao fogo a água e o anis, assim que ferver, adicione a cenoura e cozinhe por cerca de 8 minutos. Retire do fogo, escorra e reserve. Derreta o creme vegetal em um frigideira e acrescente o melado. Deixe engrossar um pouco, adicione o anis e a cenoura e mexa para que a cenoura fique completamente coberta. Sirva as cenouras e despeje o caramelo por cima.


Bonapetit!!!


Postado ao som de Noel Rosa - Gosto, mas não é muito

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

103ª Receita: Salada ao Creme de Champignon


Complementando o prato anterior, temos aspargos, lindas mini-cenouras e um creme que é básico para muitas das receitas que eu faço. Espero que gostem. =)


Ingredientes
100ml de creme de soja
50g de champignon picado
4 aspargos frescos
6 mini-cenouras
1 batata média
1 colher (sopa) de shoyu
2 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de alho-poró picado em rodelas
Curry a gosto
Shoyu a gosto
Manjerona  a gosto


Modo de Preparo
Cozinhe a batata e as cenouras até ficarem macias, passe-as na água e reserve. Retire a parte dura dos aspargos, corte-os ao meio e cozinhe ficarem macios, reserve. Aqueça o azeite em uma frigideira e refogue o alho-poró até dourar. Adicione o shoyu, o champignon, o curry, o sal e a manjerona e desligue o fogo. Tempere as batatas, os aspargos e a cenoura com o azeite e o sal, e em seguida cubra com o creme de champignon.


Bonapetit!!!




Postado ao som de The Strokes - 12:51

102ª Receita: Fundo de Alcachofra Recheado


Eu não tenho mais reclamado do trabalho, as coisas ficaram mais tranquilas. Posso ouvir a música que quiser, não preciso mais ficar em pé e posso ler (escondido) algumas coisas - para quem não sabe, eu trabalho em uma loja de 1,99, era atendente e agora sou estoquista. Ontem fomos ao cinema assistir A Origem. Agora tenho vontade de dormir e tentar viver no meu sonho, senti algo assim com os filmes Waking Life e Sonhando Acordado - alias, são dois filmes bons para se assistir.

A receita de hoje é meio requintada, afinal não é todo dia que temos fundos de alcachofra dando sopa, ela é bem fácil de fazer e fica com um sabor especial. 

Ingredientes
8 fundos de alcachofra em conserva
2 colheres (sopa) de tomate seco
2 colheres (sopa) de azeite
1/2  tofu drenado
1/3 de xícara de pão torrado com azeite ralado na hora
Orégano a gosto
Sal a gosto

Modo de Preparo
Lave os fundo de alcachofra em água corrente e seque-os. Unte uma assadeira com azeite e coloque os fundos de alcachofra. Pique o tomate seco e misture com o tofu drenado, adicione o azeite, orégano e sal. Recheie os fundos de alcachofra, polvilhe o pão ralado e leve para assar por cerca de 25 minutos em fogo médio.


Bonapetit!!!

Postado ao som de Paulinho da Viola - Timoneiro

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

101ª Receita: Focaccia com Tomate Seco


Uma breve visita a Itália =)
Hoje eu preparei uma focaccia com ervas finas e tomate seco. Queria fazer ela com alecrim fresco, mas na minha cidade não vende alecrim... e tanto outros ingredientes. É uma massa muito boa e assim como a pizza pode-se variar muito nos recheios usados. Ela fica crocante por fora e macia por dentro, e com tomate seco fica uma belezura. Vamos a receita.


Ingredientes
4 xícaras de farinha de trigo
8 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de ervas-finas
1 1/2 colher (chá) de sal
12g de fermento biológico fresco
250ml de água
50g de tomate seco picado


Modo de Preparo
Dissolva o fermento na água, junte a farinha, o azeite e a água com fermento, sove até obter uma massa homogenea. Cubra com um pano umedecido e deixe descansando por 2 horas. Adicione as ervas e o sal. Abra a massa com as mãos, coloque-a em uma assadeira com azeite e espere por mais 30 minutos. Faça buracos na massa com os dedos e adicione o tomate seco. Pincele a massa com o restante do azeite e leve para assar em forno médio por cerca de 35 minutos.





Bonapetit!!!

Postado ao som de Paulinho da Viola - Coração Leviano