sexta-feira, 2 de julho de 2010

66ª Receita: Manjar Branco


Ontem percebi uma coisa: eu NUNCA fiz manjar! Nunca, jamé, nunquinha, Manjar.
Saí do trabalho e vim correndo para casa, não fazia a mínima de como fazer o manjar, uma boa foi eu ter lembrado que tinha ágar-ágar na despensa (salve o queijo de macadâmia). Pensei comigo "Bem, o ágar-ágar vai salvar um pouco a minha vida, já que provavelmente vou querer solidificar alguma coisa... rs. No final das contas eu fiz o manjar, deu certo pelo menos aparentemente, dei um pedaço para minha Vó - segunda provadora oficial de comidas, perdendo só para minha namorada - já que ela me perguntou umas 4 vezes o que estava cozinhando, ela disse que até que tava bom, mas comeu 3 pedaços.
Eu ia colocar coco ralado, mas esqueci completamente. Pensei em usar coco natural, mas eu ia acabar modificando uma receita que acabara de pensar, então deixei para usar o coco em uma proxima oportunidade. Bem, vamos a receita, compadre!


Ingredientes
600ml de leite de soja
1 vidro de leite de coco (200ml)
3 colheres de açúcar (usei o branco, mas pensei no mascavo)
2 colheres (sopa) de amido de milho (quase falei a marca em vez do produto =P)
2 colheres (sopa) de ágar-ágar (misturado com 2 colheres (sopa) de água)
1 colher (sopa) de água

Calda
1 lata de Ameixa em calda


Modo de preparo
Em uma panela, misture os ingredientes, menos a gelatina. Leve ao fogo alto até ferver, abaixe o fogo e cozinhe por cerca de 8 minutos - ou até engrossar -, mexendo sempre. Desligue o fogo, adicione o ágar-ágar e bata tudo no liquidificador. Distribua o manjar em taças e leve para gelar por pelo menos 2 horas.

Calda
Abra a lata da ameixa e retire 1 1/2 xícara da calda (com algumas ameixas). Leve ao fogo até engrossar. Deixe esfriar e sirva com o manjar.





Bonapetit!!!

Postado ao som de  Pretenders - Last of the Independents

4 comentários:

  1. Acho que manjar solidifica só com o amido, não precisa de agar.
    Ficou bem fotogênico!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Interessante, deve ter ficado bem doce, né? Eu faço com leite de coco, leite de soja, maizena e leita condensado de soja. É mais simples mas acho que dá na mesma...
    O blog ta bem legal, se o objetivo era convencer onívoros, ta sendo ótimo tbm pros vegans!

    ResponderExcluir
  3. olá! Tudo bem?
    Conheci teu blogg por acaso..
    Eu sou uma pária
    Tipo, já fui vegetariana, vegan e agora estou comendo qualquer coisa..
    Tenho mta vergonha, pq não gosto de comer carne de nenhum animal, mas as vezes, cedo pela praticidade.
    Teu blogg está sendo um alívio para mim..hehhe
    Essa receita está ótima, mas eu estou em meio um projeto particular de 8 semanas sem doce.
    Tb queria pedir, se possivel se fosse oferecido receitas sem soja..não é pq não comemos carne é qu viramos escravosda soja.
    Eu tenho problemas com a soja.Empipoco inteira!
    GRande abraço
    Kaka

    ResponderExcluir
  4. vou dá o meu pitaco.
    Não precisa do amido de milho. Fazendo só com agar-agar já é o suficiente. eu faço, com 1 lata de creme de leite (soja), 1 lata de leite condensado (soja), 1 vidro de leite de coco, 1 pacote de 50gr de coco ralado e 2 colheres de agar-agar. Bata tudo no liquidificador e leva a geladeira. fica delicioso tbm.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails