Bem, vamos falar sobre comida. Meu vício predileto (depois do meu amore, é claro). Hoje pensei em fazer croquete de lentilhas (a pedidos de @_Leandrito), depois resolvi fazer almondegas, daí mudei de idéia e parti para o bolinho de chuva, fui ao supermercado e mudei tudo isto e disse "Ah, vou fazer uma bacalhoada vegan". Lembro da primeira vez que fiz, faz muito, muito, muito tempo, mas lembro que o Pai da minha namorada - carnívoro, mega-mega carnívoro - adorou comer. Eu gosto desse prato, apesar de nunca ter sido fã de peixe, mas o gosto de alga fica bem levinho.
Então, vamos cozinhar.
Bacalhoada Vegana
500g de batatas cozidas (com casca e cortada em rodelas)
200g de cenoura (sem casca e cortada em rodelas)
1 cebola cortada em Rodelas
1 xícara de cogumelo shitake (usei o desidratado)
1/2 maço de Cebolinha
10 folhas de salsinha
4 dentes de alho picados
1 tomate cortado em rodelas ou picado (Sem casca e sem sementes)
3 colheres (sopa) de Wakame (Alga Marinha)
2 colheres (sopa) de shoyu
Sal a gosto
Azeite a gosto
Manjerona a gosto
Modo de Preparo
Hidrate a Alga e o Shitake separadamente com água quente. Utilize a água que foi usada na alga e no shitake para cozinhar as cenouras e as batatas (vc precisará acrescentar mais água para isto). Depois de cozidos, disponha-os em uma assadeira e acrescente cebolinha, tomate, salsinha, cebola e alga marinha e misture bem. Frite o shitake no azeite, depois doure o alho. Adicione-os na assadeira e misture denovo. Por último adicione azeite, shoyu, sal e manjerona. Misture tudo muito bem (com cuidado para não desmanchar as batatas). Asse em forno médio por 35 minutos, coberto com papel-alumínio. Sirva com o tipo de arroz que desejar.
Dica
Deixe tudo preparado antes. Corte as cebolas, pique a cebolinha... etc. Você ganha muito tempo fazendo isso e a receita anda bem mais rápido. Na verdade demorei muito para começar a fazer isso, creio que todos já fazem (realmente não sei). Mas para os que esquecem - como eu -, fica o lembrete.
Para todos, Bon Appetit!!!
Postado ao som de Mamonas Assassinas
Amei seu blog. Me tornei vegana há pouco tempo e suas receitas vão me ajudar bastante. Se desejar conhecer meu blog, o endereço é www.medicinanatural.blogspot.com.
ResponderExcluirParabéns!
Ótimo blog....
ResponderExcluirOi, Thiago!
ResponderExcluirA wakame é em tiras?
Grata!!
By the way, adorei seu blog!
Continue! 365 dias de qqr ano, afinal, o tempo não para!! :)