domingo, 2 de maio de 2010

3ª Receita: Glúten ao Molho de Tomate e Champignon; 4ª Receita: Risoto de Cenoura com Ervilhas e Castanhas

A empolgação não move montanhas, mas serve para muita coisa na vida. Vou postar mais duas receitas, isto significa que faltam só 361, coisa pouca.
Nas duas últimas semanas cozinhei para minha chefe (que ama, adora e idolatra todos os tipos de carne existentes), bem... ela adorou o primeiro prato que preparei - que foi o mesmo deste post - e amou os seguintes também. Então fizemos um trato: não precisava me ajudar a comprar nenhum ingrediente e em troca ela me daria uma roupa completa de Chef. Já passou as duas semanas, agora só falta eu escolher a roupa. Enfim, vamos a receita, porque domingo é dia de namoro e estou cozinhando o dia todo, minha namorada vai parar de tirar fotos e arrancar minha cabeça.
Aceito dicas de roupas de Chef (apesar de não ser Chef, eu gosto da roupa)



Receita do Glúten
Ingredientes

1 kg de farinha de trigo branca
2 xícaras de água

Modo de Preparo
Despeje a farinha toda em uma bacia grande (ainda seca), acrescente água aos poucos até formar uma massa como a de pão só que mais úmida. Use as mãos para misturar a água à farinha até chegar no ponto. Fome uma bola com a massa, caso fique mole demais adicione mais farinha, se ficar seca demais adicione mais água. Cubra a massa com água e esqueça de 8 a 10 horas. Passadas as 8 a 10 horas, coloque a massa em cima de um escorredor de arroz e enxague aos poucos sempre trocando a água, tomando cuidado para não desmanchar a massa (consegue-se isso fazendo movimentos sempre de fora para dentro). Não se desespere! Ela fica mesmo com cerca de 1/3 do tamanho. A massa começará a criar reentrâncias. Ficará elástica como chiclete. A cada lavagem você notará que os nós de farinha lisos irão dar lugar a formas mais complexas e enrugadas, isto significa que o processo está correto, você só precisa continuar até que todos os nós lisos desapareçam. Quando a água não estiver mais saindo totalmente branca, ou seja, comece a ficar transparente, o glúten estará formado. Isto poderá levar muitas lavagens.
Textura do ponto: você saberá que está no ponto quando o que restar for uma massa cinza, elástica, que não grude nas mãos e homogênea.

Tirei a receita do glúten no Guia Vegano e funciona perfeitamente =).



Molho para o Glúten
Ingredientes
1/2 xícara de cebola picada
1/4 xícara de alho-poró picado
1/4 xícara de cebolinha picada

10 folhas de salsinha picadas
4 azeitonas verdes picadas
1/3 xícara de azeite
3 colheres (sopa) de shoyu
1 1/3 de molho de tomate pronto
1 xícara de agua
6 champignons médios
Sal a gosto

Manjericão ou Orégano a gosto

Modo de preparo
Corte o glúten em pequenos pedacinhos, pode ser a mão mesmo. Aqueça o azeite em fogo baixo, em uma frigideira alta anti-aderente ou em uma panela anti-aderente. Frite o glúten juntamente com a cebola (corte o glúten na panela com o auxílio de uma espátula própria para panela anti-aderente). Frite até dourar a cebola e então adicione o alho-poro e o shoyu. Mexa por alguns instante e adicione o resto dos temperos, o molho de tomate e a água. Deixe cozinhando em fogo baixo até encorpar. Por fim adicione champignon cortado em laminas e desligue o fogo. Polvilhe orégano ou manjerona a gosto.


Pedacinhos de glúten antes de fritar


Receita do Risoto

Ingredientes
3 xícaras de arroz cozido
1 lata de ervilha
1 xícara de cenoura ralada fina
1/2 xícara de castanha de caju triturada
1 colher (chá) de azeite
1 colher (chá) de sal

Modo de preparo
Misture todos os ingredientes em uma panela e amasse-os. Use azeitonas e castanhas inteiras para decorar.


Risoto de Cenoura com Ervilhas e Castanhas, e Glúten ao Molho de Tomate e Champignon


Glutadela (mortadela feita de Glúten, da Nutralim) ralada a gosto ;)



Espero que gostem e Bon Appetit!!!




Postado ao dom de She and Him - Volume One

Um comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails