domingo, 16 de maio de 2010

20ª Receita: Feijoada Vegan

Boa tarde para todo mundo!
Hoje eu estou muito feliz com o prato que cozinhei. Fazia tempo - e bota tempo nisso - que não fazia feijoada. A última vez foi quando eu e minha namorada fomos a São Paulo, comprar coisinhas, almoçar na pizzaria Lar Vegano e, é claro, caçar por glutadela e todo o material possível sobre vegetarianismo. A receita de hoje combina muito com frio, é muito saborosa e agrada de Vegans a Onívoros. Ouvi um comentário da minha irmã que "encheu meus ouvidos": forcei-a a comer uma colherada da Feijoada e ela disse "tá melhor do que a da mãe", há! Minha mãe cozinha pra burro! Sempre que tem aniversários de amigos da família ela é chamada para fazer bolos, assados e outras coisas (nada vegan, diga-se de passagem). Enfim, hoje é um dia realmente muito bom, apesar das caixas de som estarem pifadas (vou reiniciar o pc para ver se resolve), estou com minha namorada, curtindo o frio, comendo feijoada (e engordando). Como eu fiz essa receita ontem, a comida já rodou outros lares: meu sogro (carnívoro, meio chatinho as vezes) adorou e não deixou sobrar nada pra ninguém. Agora tenho duas receitas que ele baba: Bacalhoada Vegana e Feijoada. (ele também gostou muito das panquecas).
Gostaria de agradecer a Nutralim que me forneceu várias glutadelas para minhas receitas. Semana que vem vou usá-las em algumas pizzas e outros assados =)


Feijoada Vegana
250g de feijão preto
600g de batata lavada
150g de cenoura
5 dentes de alho amassados (com uma pitada de curry, cebola e sal)
10 folhas de louro
1 maço de cebolinha
1/2 maço de salsinha
5 salsichas vegetais
1/2 Glutadela
1 xícara de proteína texturizada de soja (grande)
200 gramas de tofu defumado
Shoyu
Cominho a gosto (usei 3/4 colher de sopa)
Azeite
Sal a gosto (usei 1 1/2 colher sopa)



Modo de Preparo
Deixe o feijão de molho na água por pelo menos duas horas. Cozinhe o feijão na panela de pressão (45 minutos foi o tempo que ficou pronto aqui). Cozinhe a cenoura cortada em rodelas e a batata cortada em cubos médios. Adicione um pouco de shoyu na soja (todas tem que ficar com um pouco de shoyu). Adicione a soja, a batata, a cenoura e o louro ao feijão. Em uma panela grande, doure a cebola no azeite e acrescente o alho e a glutadela. Quando estiver quase dourando a glutadela, adicione as salsichas e frite mais um pouco até dourá-las. Por último adicione o tofu cortado em cubinhos. Despeje todo o feijão na panela, acrescente o cominho e o sal. Deixe ferver e desligue o fogo. Acrescente a salsinha e a cebolinha, espere por mais uns 10 minutos para apurar o sabor e sirva.

Foto por Bruna Green


A todos um Bon Appetit!!!



Postado ao som de Mamonas Assassinas

4 comentários:

  1. Essa eu não tinha visto... A cara tá ótima!

    Com esse friozinho, hummm.

    ResponderExcluir
  2. nhumi, só fiz feijoada uma vez, desde que virei veg, está na hora de testar receitinha nova, a glutadela vai ter que fazer milagre qndo chegar, rsrs... usar até o cheiro, huahua.

    =]

    ResponderExcluir
  3. Olá, não entendi onde a soja entra. Vc prepara ela a parte e dps add no feijão?

    ResponderExcluir
  4. Olá, não entendi onde a soja entra. Vc prepara ela a parte e dps add no feijão?

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails